Responsabilidade Social
Para o Hospital e Maternidade Jacarandás, a excelência nas questões socioambientais, numa concepção ampla, é parte inseparável da sua missão de garantir o direito à vida. Concentra esforços em cinco eixos voltados para o meio ambiente: gerenciamento de resíduos, redução do consumo de energia, redução do consumo de água, eliminação do uso de mercúrio e sensibilização.
Os hospitais são fontes de contaminação do ambiente por platina, a partir da excreção de drogas antineoplásicas. O maior risco ambiental, a partir dos resíduos hospitalares, é representado pelo chamado lixo infectante. Caracteriza-se pela presença de agentes biológicos como sangue e derivados, secreções e excreções humanas, tecidos, partes de órgãos, peças anatômicas, fetos, resíduos de laboratórios de análises e de microbiologia, de áreas de isolamento, de terapias intensivas, de unidades de internação, assim como materiais perfurocortantes. O lixo infectante deve ser separado do restante do lixo hospitalar, sendo o treinamento de funcionários para esta função uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente no Brasil. No entanto, desconhece-se a efetiva separação e destinação deste lixo pelos milhares de hospitais brasileiros, assim como pela maioria dos hospitais no mundo.
Na parte de gerenciamento de resíduos, o hospital separa todo o lixo hospitalar e terceiriza para a empresa Máxima Ambiental, onde a mesma legalmente autorizada pelos órgãos competentes destina o lixo adequadamente.
Em relação aos descartes de óleos, separa os mesmos e destina par empresas que produzem sabão e outros derivados.
Em relação aos papéis e papelões, são separados e conduzidos para empresas que reciclam este material.
Em relação a energia, constantemente toda a equipe é orientada a enconomizar e otimizar a energia. As lâmpadas novas que terão que ser trocadas já estão sendo substituídas todas por led, evitando assim o consumo daquelas feitas por mercúrio.
Em relação aos eletrônicos, o hospital estimula sua equipe a trazer todo o lixo eletrônico de casa e é entregue a uma empresa na cidade de Sinop que separa este lixo e aproveita as peças.
Este ano , a Maternidade em parceira com Àguas de Sinop e Instituto Equipav, participou da comemoração do Dia da Árvore, onde junto com as crianças envolvidas neste projeto , foi feito o plantio de àrvores no parque florestal.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Hospital e Maternidade Jacarandas apóia o grupo Refecs neste trabalho marvilhoso que a mesma desenvolve sobre a prevenção do câncer de mama. Este ano participamos da 3° caminhada Rosa que reuniu muitas pessoas no centro da cidade em prol desta causa.