Maternidade

Testes

Teste do pezinho
O exame laboratorial detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Podendo ser realizado a partir do 05º ao 15º dia conforme orientação do pediatra. O calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho. O furo é quase indolor, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso choram.

Teste da orelhinha
O exame de emissões otoacústicas é realizado por fonoaudiólogas durante o sono natural do bebê, sem incomodá-lo. É seguro, rápido e deve ser feito após alta sendo encaminhado pelo pediatra. O “teste da orelhinha” é recomendado para todos os bebês e deve ser feito o quanto antes com o objetivo de detectar problemas auditivos e iniciar tratamento precocemente.

Teste do Coraçãozinho
Exame que detecta preventivamente problemas cardíacos. O procedimento é simples, indolor, consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro instalado no pulso e no pé, e deve ser feito  nas primeiras 24 hs de vida, em bebês com mais de oito meses de gestação.

Teste do Olhinho
O teste do olhinho (teste do reflexo vermelho) é essencial para a avaliação da visão do bebê, pode detectar e prevenir diversas patologias oculares. O exame deve ser feito até os 30 dias de nascimento, entretanto é preferível que seja realizado antes da alta médica da criança