O leite materno é o alimento ideal e mais completo para o seu bebê nos primeiros anos de sua vida. É muito importante para o seu desenvolvimento, pois atende todas as necessidades nutricionais, imunológicas, e psicológicas do recém-nascido, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.
Abaixo algumas dicas e orientações que podem auxiliar no momento da amamentação:
- O colostro é o primeiro leite que o bebê mama, o mesmo pode durar até 12 dias, é espesso, de cor clara ou amarelada e contém uma grande quantidade de anticorpos, que reforçam as defesas do bebê.
- Leite de transição: É a passagem entre o colostro e o leite maduro; nesta fase, a quantidade de calorias aumenta.
- O leite maduro possui componentes na proporção exata para o bebê. Sua produção se estenderá até o final do período de aleitamento. Numa mamada de leite maduro, o primeiro terço constitui o assim chamado leite anterior, mais rico em água, os dois terços restantes formam o leite posterior, mais gorduroso, por isso é importante que o bebê esvazie ao menos uma das mamas a cada mamada.
- Escolha um local tranquilo e procure estar só o com companhias muito íntimas.
- Desligue a TV, não atenda telefone, dê a você mesma o direito de usufruir este momento com o seu bebê. Se possível, coloque uma música.
- Se estiver muito tensa, respire por alguns minutos lenta e profundamente. Sente-se em uma cadeira ou poltrona com braços de apoio e não se esqueça de lavar bem as mãos.
- As mamas devem ser lavadas somente durante o banho, e é recomendável, antes e depois da amamentação passar o próprio leite nos mamilos.
- O bebê deve abocanhar o bico e a maior parte da aréola, para facilitar você pode estimular o reflexo de mamada roçando o bico nos cantos da boca ou no lábio inferior do bebê. Depois de abocanhar o seio, os lábios do bebê devem estar virados para fora, a duração da mamada é variável de um bebê para outro. Se não houver desconforto, deixe o bebê estabelecer esse ritmo, com o tempo, você saberá quando o seu bebê está satisfeito.
- O bebê deverá ser alimentado exclusivamente ao seio da mãe. Procure estimular as mamadas no intervalo máximo de 3hs.
- Caso seja necessário complementação, peça orientação ao seu pediatra de qual leite utilizar e como fazer essa complementação.