Dicas de Saúde

O vírus zika pode causar microcefalia e anormalidades oculares

A infecção por zika em mulheres grávidas pode levar não só a fetos desenvolvendo microcefalia, como também anormalidades oculares. Isso foi indicado em um estudo brasileiro publicado na revista “JAMA Ophthalmology”. De acordo com o estudo, mais de um terço dos bebês com microcefalia também têm anormalidades oculares.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo examinaram os olhos de 29 crianças com microcefalia. Cerca de 80 por cento das mães relataram ter sintomas durante a gravidez que eram semelhantes aos sintomas de uma infecção por zika - principalmente durante o primeiro trimestre.

Dez das 29 crianças - 35 por cento - tinham anormalidades oculares; sete das dez tinham anormalidades nos dois olhos. Isso incluía manchas de pigmento focal da retina e atrofia coriorretiniana, que ocorreu em onze dos 17 olhos. Anormalidades do nervo óptico foram encontradas em oito olhos.

“Bebês com microcefalia devem passar por avaliações oftalmológicas de rotina para identificar tais lesões”, ressaltaram os autores do estudo. Em áreas de alta transmissão, especialistas em olhos devem estar devidamente cientes do risco de dano oftalmológico consequencial de uma infecção intrauterina por zika, visto que as infecções podem levar à visão deficiente, enfatizaram eles.

Fonte: Univadis